sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Arquivo Nacional expõe documento original da Lei Áurea


Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/ - 21/02/13
Arquivo Nacional expõe documento original da Lei Áurea
Neste ano, quando completa 125 anos, a Lei Áurea será exibida por apenas 15 dias
Redação
O Arquivo Nacional inaugura, em sua sede no Rio de Janeiro, na terça-feira, 26, a partir das 18h, a exposição ‘Arquivos do Brasil, Memória do Mundo'. O documento original da Lei Áurea integra a mostra, que apresenta uma série de itens históricos do Brasil. A exposição abre ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita e fica em exibição até dia 7 de junho.
‘Arquivos do Brasil, Memória do Mundo' celebra 20 anos de existência do Programa Memória do Mundo da UNESCO/Memory of the World, MOW, e cinco anos de instalação do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Criado pela Unesco em 1992, o Programa reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor nacional e internacional.
De natureza educativa, a exposição traz cerca de 400 imagens e 4 filmes editados a partir de acervos nominados. Também apresenta documentos originais em vitrines climatizadas, entre eles, mapas e a sentença dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira. Manuscritos de Machado de Assis e Guimarães Rosa, partituras de ‘O Guarani', de Carlos Gomes, cartas do antropólogo Claude Lévi-Strauss e reproduções do diário de viagens de D. Pedro II, também fazem parte da mostra.
Lei Áurea completa 125 anos
A Lei Áurea foi vista poucas vezes pelo público. Em 2013, quando completa 125 anos, o público terá a chance de contemplá-la mais uma vez. O documento será exposto por apenas 15 dias, em vitrine climatizada. Dessa vez, os visitantes poderão ver seu estojo original, revestido em couro com dourações de florões em folha de ouro, exposto apenas uma única vez até hoje.
Reproduzida várias vezes, devido ao seu grande valor histórico, a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, na condição de regente do Império, acabou de vez com a escravidão, que por mais de três séculos vigorou no Brasil. Após os 15 dias de exibição, o documento original será substituído por uma reprodução.
Serviço
O Que: ‘Arquivos do Brasil, Memória do Mundo'
Quando: de 26/02 a 07/06
Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 09:00 às 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário