quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dicionário da Administração Pública Brasileira do Período Colonial

Saudações arquivísticas!

Para os colegas estudantes de Arquivologia (e História, por que, não?), segue uma  ferramenta bastante útil:

Novos verbetes disponíveis no Dicionário Online da Administração Pública Brasileira - Período Colonial
Lançado no segundo semestre de 2011, o Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Colonial (1500-1822) do programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA) reúne uma série de verbetes referentes a órgãos e cargos administrativos existentes no Brasil desde as primeiras décadas após o descobrimento até a Independência.





Durante esse um ano e meio de existência, já foram disponibilizados cerca de 80 verbetes, tendo como foco principal os órgãos da administração pública que existiam durante o período joanino (1808-1822), visto que a vinda da Corte portuguesa para o país em 1808 promoveu um extenso conjunto de reformas administrativas.
Agora, o Dicionário inicia uma nova fase, onde serão implantados verbetes que buscam complementar o material já existente, como foco em um período anterior a vinda da família real. São cerca de 40 novos textos que serão inseridos ao longo de 2013, produzidos no âmbito do projeto "Administração Colonial: Fiscais e Meirinhos na base Mapa", que buscou adaptar e revisar o conteúdo da publicação Fiscais e Meirinhos: a administração no Brasil colonial, lançada em 1985.

 Segue link disponível: http://linux.an.gov.br/mapa/?p=1181

Nenhum comentário:

Postar um comentário